As persistentes futuras mamães

É pra cada mulher que recebe um não no fim do mês, seja em forma de menstruação ou de beta negativo. É pras que se frustam e acham que não dá pra tentar dnovo. É pras que nunca desistem!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Saber qual nosso limite...

Começar um tratamento pra engravidar, seja qual for, envolve muitaaa coisa. É dinheiro, é expectativa, é ansiedade, vontade, sonho, frustação...um apanhado de coisas que as vezes nos deixam mais cheias do que os hormonios que tomamos.
Tem horas que parece que a gente vai explodir de tanta coisa junta. As pessoas cobram, porque se você conta que está tentando todo mundo quer saber se deu certo e se você não conta guarda aquele mundo de emoções que saem pelas ventas. Eu já fiz os dois, teve tratamento que não contei, outros que contei, dos que deram certo todos foram públicos, já tinha me cansado de tentar manter segredo. Todas minhas amigas tinham filho, eu não podia mais fingir que eu tava esperando a hora certa, quando eu tava era querendo que essa hora chegasse logo.
Família cobra também, aquela velha história de que quando a gente namora, perguntam do casamento, depois do primeiro filho, segundo e acredite, até do terceiro. E essa cobrança, que as vezes vem até das grávidas da rua que nem te conhecem e parece que te olham dizendo: "Você não estará como eu não?", isso faz tão mal, porque cobrança sem resultado gera uma impotencia, uma sensação de que não da pra fazer nada, porque nao depende da gente.
Quantos tratamentos fazer? Quanto dinheiro gastar? Quando parar?
Eu tentei quase 20 vezes acho, com medicamento, contando clomid, inseminação e FIV. Naturalmente é incontável, anos esperando o fim do mês. Eu não tinha limite, talvez tivesse até hoje tentando se não tivesse dado certo. Já vi mulheres que com um negativo, um aborto, acham que nunca mais conseguirão e depois de um tempo retomam forças e também vi algumas que jogam a toalha.
Cada um sabe seu limite, cada um sabe onde lhe aperta o sapato, cada um sabe até onde tentar.
Não se prendam a ninguém, mas aquela voz interior...ela é a que tem a melhor resposta, ela sabe pra onde você deve ir e onde que você vai chegar!

3 comentários:

  1. É assim mesmo Marcinha! Logo que começamos a tentar não contamos para ninguém, falava que ia esperar um pouco, que tinha outras coisas para fazer antes de ter bebê, com o tempo não aguentei e contei, acho que as pessoas começam a perceber tb... nesses três anos já joguei a toalha 3 vezes, mas sempre volto atrás, o desejo latente de ser mãe, não nos deixa desistir!
    Bjnhus...
    ps Seus textos traduzem mto bem o que tds nós sentimos!

    ResponderExcluir
  2. Esses dias pensei nisso... tentei coito programado e não deu certo. Tento engravidar há pouco mais de um ano e agora vamos tentar IA. Tive dúvida se estava preparada pra um negativo depois de uma IA. Cheguei à conclusão de que, quem quer ser mãe deve estar preparada pra tudo, pra enfrentar o mundo, se for preciso! E vamô que vamô!

    Bjs Flá

    ResponderExcluir
  3. ta super certa, pq do mesmo jeito q temos chances de um negativo temos de um positivo, como saber se nao tentar verdade?

    ResponderExcluir