As persistentes futuras mamães

É pra cada mulher que recebe um não no fim do mês, seja em forma de menstruação ou de beta negativo. É pras que se frustam e acham que não dá pra tentar dnovo. É pras que nunca desistem!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Onde fica O MARIDO nisso tudo?

Passar por uma experiencia de tentar engravidar, seja por tratamento, seja naturalmente envolve escolha de famíla, a não ser que a mulher queira pegar semem de doadores, o marido é parte fundamental do processo. Claro, as vezes reclamo com meu marido que a parte dele é muito pequena em todo tratamento, mas admito que é fundamental.
O que acontece é que quando a mulher quer ter o seu filho e o problema é com ela, vem a auto estima que vira baixa, a gente se sente um lixo, menos mulher, um fracasso. Quando a gente se sente assim essa sensação se espalha pra todos os aspectos de nossa vida, é dificil saber diferenciar as coisas e dentro de casa elas também entram. Se na nossa cabeça tem bebe, se no nosso sonho tem bebe, como não ter em nosso papo, em nosso dia a dia, ficamos repetitivas, cansativas.
Homem quer ser pai, mas jamais saberá o que é ser mãe, somos mães antes de ser. Nem sempre homem tem paciência e sensibilidade pra entender isso, acham frescura, ansiedade, talvez seja em grande parte, mas somos assim, mulheres.
Muitas vezes esperamos que ele viva esse sonho a todo momento com a gente, que veja uma roupinha de bebe e fique emocionado, que saiba os dias e as doses do seu remedio, ou a hora exata da sua ovulação...esquece, são homens...sao racionais...nós somos emocionais, vivemos de datas, horários, sonhos, idéias...vivemos em nosso mundo.
Da raiva sim, dá muito, porque parece que nosso sonho é tonto, é pequeno. Acho que quando o homem é que tem o problema ele se sinta culpado, mas a culpa se torna maior ainda porque ele percebe que um problema dele se torna um nosso e por mais que tentemos disfarçar tem horas que se torna impossivel.
Meu marido nunca teve impecilho em fazer espermograma, a não ser quando saia da sala e eu perguntava como foi, claro, ele queria me matar...não era hora de perguntar. Mas eu já vi maridos que se recusam, prolongam como se fazendo de desentendidos fazer o exame, rezando pra que o problema não seja dele.
Confesso que depois de grávida pai só se torna mesmo pai quando o filho nasce, a gente que sente enjoo, o bebe mexer, as dores do parto, como já disse já somos mães, eles se tornam pais.
Um casamento é a união de dois, mas um dia disseram : "crescei e multiplicai"...ai complicou...qdo tudo é natural ótimo, mas se tentamos e tentamos e não dá...essa frase fica batendo em nossa cabeça como um sino diário de igreja, com hora certa e intensidade mil.
É um dos únicos casos onde um é bom, dois é pouco e três 'NÃO é demais...nem quatro.
Somos anjos, procriadoras, fortes...se um homem tivesse tentando no nosso lugar com certeza não teria estrutura emocional pra aguentar o tranco, Deus sabe a quem dá a cruz! Temos que ter paciência, entendimento, discernimento de nossa chatice e entender que somos dois e que pra sermos tres ou mais precisamos ser melhores sempre apesar das pedras do caminho!

2 comentários:

  1. Marcinha,
    Não fique chateada com isso. Homens e mulheres são mesmo de planetas distintos, mas acabam tendo que conviver na Terra!
    Talvez, uma conversa franca mas sem cobranças mútuas possa ajudar. Mas nunca espere o mesmo grau e modo de como nos envolvemos, dele. Acho que o importante é ajustar as nossas expectativas e evitar aborrecimentos. Paciência, amiga!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, vc tem razao...sabe q comigo sempre tive muita compreensao de meu marido, mas to acompanhando casos de mulheres q fazem todos os exames e dpois no fim descobrem q o problema é deles. Tudo isso poderia ser evitado se eles se dispusessem como nos a buscar onde esta o problema ne???rsrs

    ResponderExcluir